Breve apresentação
O objetivo do projeto é investigar o potencial combinatório de verbos e substantivos deverbais de diferentes classes semânticas numa ampla base empírica e numa comparação multilingue alemão-espanhol-português. Desde uma perspetiva contrastiva, são de interesse tanto o inventário de argumentos formal e semanticamente diferentes como os vários padrões fixos de utilização.
Como produto final orientado para aplicações, está prevista a criação de um sistema de informação léxico-gramatical digital, que pode ser utilizado especialmente no processo de produção em línguas estrangeiras e que satisfaz os modernos requisitos da lexicografia baseada na Internet (Klein 2004, Mann ed. 2014, Müller-Spitzer/Engelberg 2011, Rothenhöfer 2013, Tarp 2013).
Os objetivos do nosso projeto são altamente atuais devido à falta de um trabalho de investigação que aborde estudos contrastivos no contexto multilingue germano-ibero-românico, que se foque na análise do potencial da combinação lexical e que prossiga uma metodologia empírica baseada em grandes corpora linguísticos comparáveis e paralelos.
Informação de base
O projeto foi financiado pelo Ministério espanhol da Economia e da Competitividade (MINECO) —posteriormente Ministério espanhol da Ciência, Inovação e Universidades— e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) por um período de três anos (de 1 de Janeiro de 2016 a 31 de Dezembro de 2018) mais uma prorrogação de 12 meses (até 31 de Dezembro de 2019).
Referência: FFI2015-64476-P
Equipa
-
Internacional (Espanha, Alemanha, Portugal)
-
Interuniversitária (USC, UCM, UEx, USal, UPO, UMa, IDS)
-
Interdisciplinar (espanhol, alemão, português)